segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula


PLANO DE AULA

Temas Abordados: (conteúdo): Números/ Grandezas e Medidas / Introdução a Espaço e Formas

Público Alvo: Alunos no 6ª ano (5ª série)

Objetivo Geral:

- Reconhecer o Conjunto dos Números Racionais, o seu significado (compreendê-lo) e a sua utilização no nosso cotidianos, aprendendo como operar o campo aditivo e multiplicativo neste conjunto.

Objetivo específicos: (Habilidades /competências)

- Reconhecer as diferentes representações de um número racional (H01)

- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (H02)

- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos e milésimos (H03)

- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, etc.) (H10)

- Resolver preoblemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) (H15)

-  Resolver problemas que envolvam porcentagens (H 16)

Justificativa:

Compreender este conjunto e suas relações de maneira que obtenha suporte para a compreensão com o mundo real.

Procedimentos Metodológicos :

Separar os alunos por grupo, e realizar um seminário sobre a Historia dos Números, abordando os seguintes temas para cada sistema de númeração, divididos pelos senguintes povos:

ü  Chineses;

ü  Babilonicos

ü  Maias

ü  Romanos

Encaminhar os grupos de alunos ao laboratório de informática ou biblioteca da escola e propor uma pesquisa e leitura sobre a História dos Números.

Questionamentos  para a pesquisa:

a) Quais as primeiras formas de escrita?

b) De que maneira os povos antigos representavam os números?

c) Como os povos egípcios escreviam os números sem utilizar os hieróglifos?

d) Como era o sistema numérico dos chineses? E dos babilônicos? E dos Maias?

e) E o nosso sistema de numeração, onde ele surgiu? Qual foi o primeiro número inventado? Conte como os hindus inventaram o zero e por quê?

f) Pesquise sobre o sistema de numeração romano. Que símbolos foram escolhidos para representar os números? Onde esses números ainda são utilizados?

 

Sugestões de sites para pesquisa:

 





 

Ao final da atividade de pesquisa, os grupos devem elaborar uma história em quadrinho para representar o que encontraram. Para isso, estabeleça um número de quadros, por exemplo, no máximo 3 quadros. Podem se utilizar de softwares específicos para desenho: Paint ou Gimp.

 

Ao final das produções, propor uma rodada de apresentação, identificando os conceitos e curiosidades da história dos números apresentados nas tirinhas pelos alunos. Lembrando que tudo que encontraram diz respeito a origem do sistema de numeração romano que temos hoje. Os materiais podem ficar expostos no mural da escola ou da sala de aula.

 


Ultilizar o jogo (quebra-cabeça : Tangram) para trabalhar também com a narrativa e o conceito de fração também.

Tempo previsto: 10 aulas

Recursos Materiais e Tecnológicas:

Material dourado

Fita Métrica e réguas

Tangram

Livro didático

Vídeos

Malha quadriculada

Caderno do aluno

Pesquisas em sites

Avaliação: Verificar se os alunos desenvolveram as seguintes habilidades, por meio de observação na resolução de situações-problemas, na participação em grupos e na socialização das respostas: Compreender a resolução dos exercícios e saber utilizá-las em contextos práticos.

Oferecer a recuperação contínua para os alunos que não conseguiram acompanhar, dando uma atenção mais individual e propondo exercícios com grau de dificuldade menor, até que eles possam avançar e sanarem as dificuldades que surgirem durante o processo de aprendizagem.
Professoras: Ada , Claudilene, Ismênia, Iris e Rosa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário